quinta-feira, 6 de junho de 2013


CULTURA DE BRUMADO
Em Brumado vários eventos e fatos da história antiga e contemporânea vêm sendo disponibilizados pelo Facebook, por meio da página Brumado, o que vem promovendo uma frenesi cibernética de resgate da memória da capital do minério.

No atual contexto, umas das figuras que é considerada um ícone cultural é Dona Dete do Acarajé, conhecida e reconhecida como a baiana mais famosa de Brumado, que recentemente, foi uma das grandes atrações de duas campanhas publicitárias intituladas como:

 

Com o objetivo de Conhecer um pouco mais da vida dessa  figura que é considerada um ícone cultural em nossa cidade,  nós alunos do curso em Licenciatura de História entrevistamos a mesma onde ela falou da sua trajetória e de peculiaridades de sua vida.

1.Para iniciar nos fale um pouco sobre a senhora.

R: Meu nome é Maria Odete, mas popularmente  conhecida como Dete do acarajé.Sou natural de Candeias, uma pessoa alegre, muito feliz porque amo o que faço.

Quando cheguei a brumado comecei vender doce e mingau debaixo  dos pés de amêndoas na Magnesita pois com três filhas pequenas precisava ajudar meu marido com as despesas de casa.

2.Como começou a vender acarajé? Houve incentivo e apoio de alguém?
R:  Tudo começou quando Brumado completou 100 anos de emancipação política e houve uma grande festa em comemoração ao seu aniversário. Uma amiga de Salvador chegou para a festa e me incentivou a colocar uma barraca de acarajé nos dias festivos da cidade.

Eu aceitei com muito entusiasmo e estou no ramo até hoje.Sempre contei com o apoio da minha família que é tudo na minha vida. Tenho três filhas, todas tem curso superior  mas  trabalham também com acarajé.Está no sangue.

3.Há quanto tempo vem encantando os  brumadenses com essa culinária tão famosa?
R: Há 35 anos. Trabalho de domingo a domingo e em todas as festas realizadas na cidade. Nos fins de semana faço promoção em homenagem às crianças, para que os de baixa renda possam deliciar com meu acarajé também.

Eu gosto muito de ajudar as pessoas, toda última quarta- feira do ano levo acarajé para todos os presidiários. Eles ficam felizes e eu mais ainda por estar podendo colaborar com essa felicidade.

4.Hoje a Senhora faz parte da História de Brumado, sendo a baiana mais famosa do município e uma das principais estrelas da Campanha Publicitária intitulada “Eu amo Brumado”. Como a senhora se sente diante do atual contexto e sendo considerada um ícone cultural?

R:Orgulhosa e muito feliz pela valorização. Sou viúva e tiro o sustento da minha casa com meu trabalho, sou uma mulher independente financeiramente e quero que esse trabalho continue pelas minhas filhas quando eu partir desse mundo.

5.Como a senhora vê hoje o    acarajé em nossa cidade?

R: Como uma fonte de renda.Eu sempre digo que o sol nasce para todos. Já coloquei muitas amigas e sobrinhas nesse ramo, sou pioneira em Brumado e nas cidades vizinhas.

6. O que leva a Senhora a continuar trabalhando mesmo depois da família criada?

R=O meu amor pela profissão, eu amo o que faço por isso continuo trabalhando aos 67 anos de idade.Tenho muita energia e não posso ficar parada.Isso aqui é a minha vida, gosto de estar no meio do povo.

Agradecimento de D.Dete:

Eu agradeço a  Brumado e as pessoas que me olham com amor e carinho. Sou uma profissional muito feliz e realizada.Agradeço também a vocês estudantes por lembrarem de mim. Desejo tudo de bom, que tenham muito sucesso.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário